Social icons

Dicas de fotografia

7 de novembro de 2016

Esse é um daqueles posts que ficam séculos nos rascunhos e que, finalmente, tomo coragem de terminar. Antes tarde do que nunca. Trago algo que interessa todos aqueles que desejam se aventurar e saber mais sobre o mundo da nossa tão amada fotografia. É claro que não sou nenhuma expert nisso, mas tal fato não me impede (pelo menos não mais) de dar o meu melhor quando vou registrar algo.
Todas as coisas que sei (mesmo sendo poucas), pude aprender através de sites e vídeos que achei fuçando pela internet. O principal entre eles, preciso compartilhar aqui. Aliás, lembro de uma vez já ter mencionado em alguma outra publicação, mas me foge agora da mente.

O site é Dicas de fotografia - daí o nome do post - da fotógrafa Claudia Regina (que mulher, sério, amo os posts e os livrinhos que disponibiliza). Ela não escreve mais no blog </3, mas todos os que já estavam escritos permanecem lá! Tem como medir tamanha fofura por essa pessoa maravilhosa ter pensado naqueles que necessitam de uma luz? E seria arriscado demais se eu dissesse que o site é bastante completo? Vejam vocês mesmos! Pois muitas das minhas dúvidas foram tiradas por meio dele, além dos e-books que são um suporte e tanto. Bom, alguns dos meus posts favoritos:

1. Fotografia Noturna: como fazer fotos do céu estrelado; 2. Fotografia em RAW: o guia completo!; 3. Como tirar fotos bem focadas; 4. 50mm: uma lente versátil e barata; 5. Como desfocar o fundo das fotos; 6. Fotografia de paisagens e a hora mágica; e 7. Os dias da fotografia e a história da fotografia.

Outros, como este, me ajudaram em dúvidas tenebrosas a respeito de fazer alguma graduação na área. Como citei ali em cima, Claudia proporciona a chance de estudarmos um pouco da fotografia pela visão dela. Seus e-books são repletos de aprendizado, técnicas, dicas e muito mais; tudo feito com carinho e simples de entender. Eles são Dicas de fotografiaFotos de viagemAprenda a fotografar em 7 lições.


Por fim, além desses posts incríveis, várias pessoas pela internet também nos iluminam bastante. Por exemplo, quem edita pelo Lightroom, sabe como os presets fazem aquela diferença, não é? E que tal conferir alguns posts sobre o Light e presets? A Andrea, do Toffee Drops, escreveu aqui, aqui e aqui. A Ka, do Coffee & Flowers: aqui (inclusive, as fotos desse post estão com um dos presets dela ) e aqui. A Tati, do Tatsiology: aqui. E, pra terminar, recentemente eu fiz um preset: aqui.


Espero, de coração, que o post tenha sido útil de alguma forma. Mas é bom lembrar que, na fotografia, é importante criar sua própria identidade. Afinal, como arte, é um dos meios de expressão mais bonitos. Ou melhor, citando Lary novamente, é a luz da nossa alma.

Fiquem bem e até breve. 

6 comentários

  1. nossa, ótimas dicas!
    fiquei muito feliz com os presets que você selecionou!

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado e te ajudado, Rhayanna! :D <3

      Excluir
  2. Os posts dela são demais! <3 Foi uma das primeiras fotógrafas que comecei a acompanhar. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São incríveis mesmo! Eu também. <3

      Excluir
  3. Olá Laís. Obrigada por reunir aqui tanta informação útil e que me vai ajudar muito a melhorar! Descobri o teu blog ontem apenas e gostei muito! Adoro as tuas fotografias! Vou começar a seguir-te! Bjs *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, fico super feliz que o post tenha te proporcionado isso, de verdade, me traz uma satisfação imensa! ♥ E muito obrigada mesmo pelo carinho! Seja bem-vinda sempre! ♥ :)

      Excluir

Contact

Nome

E-mail *

Mensagem *